segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ESPECIAL MÊS DAS CRIANÇAS:DEDO NO TOBA,CADEIA DE PERNAS E OUTRAS BRINCADEIRAS QUE SÓ SE VÊ NA COREIA DO SUL!

Annyeong Brazzangs,

Paras as crianças e para os adultos com jeito de criança, o nosso blog vai postar durante todo esse mês um "ESPECIAL MÊS DAS CRIANÇAS"! 
Separamos um conteúdo super legal sobre as brincadeiras, curiosidades e como funciona o entretenimento infantil na Asia, e duas vezes por semana vai ter um post fresquinho para vocês.
Todos conhecemos algumas brincadeiras infantis como: esconde-esconde, amarelinha ,pular corda e por ai vai! Mas tirando as mais conhecidas, cada lugar tem sua brincadeira tipica que muitos não conhecem, certo? Pensando nisso separei algumas brincadeiras típicas da  Coreia do Sul, já aviso que algumas são um pouco inusitadas mas que vale muito tentar com os amigos!


CADEIA DE PERNAS

Essa brincadeira é bastante comum por lá, tantos as crianças quantos os adultos brincam de "cadeia de pernas"! A brincadeira e bem simples,  duas pessoas devem se sentar em uma cadeira uma de frente para a outra, uma delas com as pernas afastadas formando um "V" enquanto a outra fica com as pernas fechadas entre as pernas do adversário. A missão é fazer com que a pessoa que esta com as pernas juntas não consiga abri-lá, para isso a outra pessoa tem que precionar suas pernas ao máximo. Difícil de entender? Então veja o vídeo dos meninos do Monsta X e do BTOB  ( 13:54) fazendo a brincadeira da Cadeia de Pernas.

TAPA NA MÃO

Outra brincadeira fácil de se fazer, duas pessoas precisam estar de pé uma de frente para a outra com as pernas bem juntinhas. Com as mãos abertas uma vai dar um tapa na mão da outra e vice e versa, a primeira pessoa que cair ou tirar os pés do lugar perde. Quem melhor que os meninos do SHINEE ( 7:14)  para explicar isso!

TROCA DE PAPEIS ( YAHJA)

Essa é uma das minhas favoritas, pode ser jogada por crianças ou por adultos que fica legal de qualquer forma. Como sabemos, na Coreia do Sul tem todo aquele lance de hierarquia o que faz com que os mais velhos sejam respeitados pelos mais novos. A forma de ser conversar com uma pessoa muda de acordo com a sua idade,  e nessa hora que esse jogo fica interessante. 
A brincadeira consiste na inversão dos papeis, os mais novos vão ser tratados como mais velhos e os mais velhos como mais novos durante um dia inteiro. Mas como termina a brincadeira? Quando alguém de fora percebe o que esta acontecendo, se outra pessoa descobrir a brincadeira acaba caso contrario ela dura o dia todo. Dá uma olhado nos fofineos do EXO ( Você pode ver em PT sub aqui) brincado de Yahja.


DI BI DI BI DIP 

Nomezinho engraçado neah? Essa brincadeira também e super fácil, uma pessoa aponta o dedo para a outra indicando uma lado, direita ou esquerda , enquanto a outra pessoa segue com a cabeça. Se a outra pessoa virar o rosto para o mesmo lado que você apontou, ela perde. Vamos aprender com os melhores professores, os perfeitinhos do  TVXQ( 1:33).

EMBAIXADINHA ( JEGICHAGI)

Esse jogo é muito comum em programas de variedades, as regras são fáceis o difícil e conseguir executar a brincadeira. Existem duas maneiras de se jogar, você pode tentar fazer sozinho e contar o número de vezes que conseguiu fazer a embaixadinha sem deixar a  peteca cair, ou você pode jogar com outras pessoas passando a peteca de uma pessoa  para a outra sem deixar cair. Ganha quem fizer o maior numero de embaixadinhas sem deixar a bola cais no chão. Olha só os meninos do GOT7 ( 3:40) fazendo graça com as fãs.

MALDUPAKI GAME ( MAL-TTUK-BAK-KI)

Sinceramente nem sei o que dizer sobre essa brincadeira, só sei que eu não quero que meu cabelo fique cheirando a bunda suada. =P
Apesar de achar um tanto curioso, vou explicar como funciona essa brincadeira super popular na Coreia. Uma pessoa fica de pé enquanto as outras ficam agachadas e encaixam suas cabeças nas partes das outras, só isso? Não mesmo, enquanto os coleguinhas estão sentindo aquela brisa de perfume de partes suadas, o restantes dos amiguinhos tem que saltar por cima de todos agachados e brincar de " Kawi-bawi-bo" (pedra-papel-tesoura), com o amiguinho que ta em pé e quem perder vai ficar agachado na rodada seguinte. Qual é a finalidade? Não sabemos, mas da para ver como o BigBang(0:48) acha divertido!

GANGORRA PARA MENINAS ( NOL-TTWIGI)

Não me pergunte o porque, mas essa brincadeira e feita somente por meninas e consiste em ficar em pé em uma gangorra fazendo as acrobacias mais legais! Veja essas meninas super ousadas brincando de Nol-Ttwigi.

007

Com toda a certeza você já viu essa brincadeira em algum lugar, seja em um dorama ou em um programa de variedades. Essa pode ser um pouco mais complicadinha para que tem dificuldade em se concentrar ( eu na vida), nesse jogo todos se sentam formando um circulo e uma das pessoas começa desenhando o número "0" no ar e em seguida aponta para outra pessoa, a segunda pessoa também desenha o número "0" no ar e aponta para uma terceira pessoa que será o número "7". Assim que o "7" for escolhido, a pessoa do seu lado direito e a do lado esquerdo devem levantar as mãos imediatamente. Em seguida o jogo recomeça a partir do jogador "7", que desenha um "0" no ar e aponta para outra pessoa e assim por diante.
E permitido apontar para si próprio, e caso alguém esqueça de levantar as mãos esse jogador será punido,outra coisa proibida nessa brincadeira e fazer barulho, não pode falar e nem emitir qualquer som caso aconteça pessoa sera punida. Outra regra e que caso alguém levante os braços ou ameace fazer qualquer movimento fora da sua vez, também será punido, o jogo termina quando um jogador fala ou emite algum som. 
Também existe uma versão onde o jogador "7" diz "BANG" ao apontar para alguém. Da uma olhada no MAMAMOO(0:48) brincando para você entender melhor!

O HIBISCO FLORESCEU 

Nessa brincadeira uma pessoa fica de costas para os demais e grita: " O Hibisco Floresceu", enquanto os demais tentam se aproximar e quando ele termina a frase todos os jogadores tem que parar de andar/correr. Assim que alguém consegue encostar no jogador de costas, todos incluindo ele devem correr de volta ao inicio para não serem pegos pelo que estava de costas. Mas o que acontece se o jogador de costas se virar e  vê alguém se movendo? Simples, se ele pegar alguém se mexendo ele segura na mão dessa pessoa é só solta no final do jogo, e quanto mais pessoas forem sendo pegas vão dando as mãos umas as outras.
Os jogadores na corrente podem ser salvos por alguém que não esteja na corrente, o mesmo deve partir a corrente e correr com os jogadores salvos até o inicio. Caso todos estejam se movendo quando o jogador de costas se virar,ele ganha a partida.
Achou semelhante a alguma brincadeira daqui? E porque ela é bem parecida com a "Batatinha frita 1,2,3", as regras são basicamente as mesmas. Olha o SHINEE(6:03) outra vez brincando!

TTONG-CHIM/DDONG CHIM

Essa é uma brincadeira um tanto estranha para os brasileiros, mas se você perguntar para algum coreano sobre o que ele pensa dessa brincadeira via se surpreender com a resposta! Ttong-Chim é super comum entre as crianças coreanas, Ttong significa Cocô e Chim significa Agulha, Ttong-Chim = Agulha de Cocô. Ta entendendo o raciocínio? 
Como se brinca? Simples, a pessoa junta as duas mãos com os indicadores levantados como se fosse uma "arma",  em seguida e só procurar um alvo fácil e "alfinetar" o "furingo" do coleguinha. Veja só essas crianças super zoeiras atrapalhando a entrevista do MBLAQ.

Qual brincadeira você achou mais estranha? E qual você brincaria com seus amigos? 
No próximo post vamos conheceras brincadeiras do Japão, fiquem de olho!
~CHU~

Um comentário: