segunda-feira, 9 de outubro de 2017

CULTURA: EXISTE DIA DAS CRIANÇAS NA COREIA DO SUL? CONHEÇA O EORINI-NAL!

Annyeong Brazzangs,

Continuando nosso especial para os pequenos, hoje vamos falar sobre o dia das crianças. No Brasil comemoramos o dia das crianças no dia 12 de Outubro, nesse dia muitos distribuem doces e brinquedos para as crianças na ruas, além das festas e brincadeiras feitas para a alegria dos pequenos. 
Mas aposto que você já se perguntou se tem dia das crianças na Coreia do Sul, não é? Você vai descobrir agora, como os coreaninhos comemoram o dia das crianças!


EORINI NAL - DIA DAS CRIANÇAS

Como tudo tem um começo, vamos falar de como começou o Eorini Nal, o dia das crianças na Coreia do Sul. Pois bem, o escritor Bang Jung-hwa que lutava pelo direito das crianças,   escreveu uma carta para sua nação onde explicou a importância dos pequeninos e porque deveriam trata-los bem.
Bang Jung-hwa
E para despertar o sentimento de patriotismo, amor, respeito, dignidade e liberdade nas crianças que em 1923 a comemoração do dia das crianças começou! Nesse dia as pessoas mostram como as crianças são importante para o futuro, com muito amor e carinho elas aprendem sobre personalidades que foram importantes para a construção do país. Além das crianças, essa data também faz homenagem aos adultos que contribuíram com a melhora na vida dessas crianças.
Existe um monumento com o lema que as crianças devem seguir, uma especie de mandamento das crianças. Alguns desses mandamentos são:
" As crianças devem nascer saudáveis e crescer em uma família calorosa e com amor."

"Sejam crianças corajosas e honestas, amem e ajudem os outros."

"As crianças devem amar a natureza e as artes e cultivarem o espirito e a atitude de buscarem a ciência."

" As crianças são nossa esperança e futuro. Elas devem crescer como cidadãos que serão o apoio e a força trabalhadora de nossa nação e contribuirão para a paz dos homens."

Em 1939 o Eorini Nal foi cancelado, assim como outros feriados nacionais devido a ocupação Japonesa no país.
 Nesse período os coreanos sofreram com a tentativa dos japoneses de inserir a qualquer custo a cultura deles ao país, o que não funcionou e em 1946 a Coreia comemorou seu primeiro dia das crianças pós-guerra. E nesse período aconteceu a divisão do país e com isso uma mudança na data do feriado, enquanto a Coreia do Sul comemora no dia 5 de Maio a  Coreia do Norte passou a comemorar no dia 1 de Junho.
Assim como aqui o dia das crianças e um feriado nacional, nada de ir a escola nesse dia!
Os coreanos tem um Eorini Nal cheio de atividades, muitas cidades recebem atrações diversas ao ar livre e fazem várias atividades culturais. Além dos passeios aos parques de diversões, zoológicos e parques municipais que ficam cheios de famílias curtindo a brisa da primavera coreana.
 E os saquinhos de doce? Enquanto no Brasil temos a distribuição de doces, na Coreia isso não existe, apesar de alguns pais darem doces e brinquedos aos filhos nessa data isso não faz parte do dia das crianças de lá. Mas as crianças participam de outra atividade envolvendo comida, elas participam de oficinas de culinária gratuita onde aprendem a fazer pratos simples, tudo cheio de diversão!


As brincadeiras típicas estão sempre presente nesse dia, brincadeiras como: Nol-ttwigi, Mal-ttuk-bak-ki, jegichagi ( Se não sabe o que é veja aqui) entre outas. Muitas pessoas também soltam pipas no parque e brincam com jogos de tabuleiro.
O que eu acho mais legal no dia das crianças da Coreia e que não é algo comercial ou religioso, o feriado e uma amostra cultural e super educativa e que ajuda muito na formação das crianças. E ai,curtiu a matéria?  Então conta aqui como você vai passar seu feriado!

~CHU~



Nenhum comentário:

Postar um comentário