sábado, 24 de junho de 2017

CURIOSIDADE: PRECONCEITO ACERCA DO KPOP

Por Gina




 Olá Brazzangs, bom dia/boa tarde/boa noite! Hoje o post é um pouco mais sério e um tanto quanto polêmico que o habitual, porém é preciso debater a respeito do assunto, pois a demanda do nosso maravilhoso gênero musical cresce cada dia mais, e com ele o preconceito. Sobre quais especificamente eu irei falar? Xenofobia, homofobia e machismo.

 Pra quem é Kpopper, deve estar acostumado a ouvir comentários do tipo "Mas é menino ou menina?" ou "Ele é gay?" ou "O cara passa base na cara, você acha que isso é homem?" ou "Mas coreanos sabem cantar?" ou "É tudo igual!" ou "E esses japas aí?" e etc. Comentários preconceituosos não faltam ao contrário de decentes, não é mesmo? Afinal é raro quem respeite o outro como ele é, sem estereotipar, julgar ou criar padrões. 

 A questão é que muitos nunca pararam pra ouvir as músicas, assistir aos MVs, conhecer a rotina de trabalho dos artistas ou mesmo conhecer a cultura coreana. E aí eu pergunto: por quê? A mania de achar que a sua própria cultura é melhor que a do outro. E não precisa ser uma prática consciente, até porque quem tem consciência jamais faria algo assim. Você percebe essa prática quando comentários como alguns que citei anteriormente são proferidos. Daí vem a xenofobia: fobia a estrangeiros, fobia a uma cultura diferente da própria. Isto os impedem de conhecer culturas diferentes, consequentemente a maneira de olhar o mundo continuará sempre a mesma. Nunca sairão da própria bolha apenas por acreditarem que as suas práticas culturais são as mais adequadas.

 O fato dos garotos se maquiarem é um costume cultural na Coreia e isso não os farão menos homens. Os asiáticos em geral são perfeccionistas e se preocupam com a aparência, principalmente a física, por isso é tão comum que homens também se cuidem como as mulheres, e isto inclui cirurgias plásticas, tratamentos de pele e cabelo e maquiagem. Daí vem o machismo e a homofobia. O primeiro pelo simples fato dos rapazes se preocuparem com a beleza - que ao olhar machista, apenas mulheres devem se produzir -, e o segundo pelo simples fato deles serem mais afeminados - lembrando que isto não significa necessariamente que os caras são gays. E se forem, qual o problema? 

 E aí vem uma pergunta que não quer calar: se as pessoas dizem não se preocuparem tanto com as aparências e valorizarem mais o caráter, o que elas estão fazendo ao se depararem com o gênero musical coreano, por exemplo? Elas nem ao menos conhecem pra criticar, estão muito mais preocupadas com as aparências. Sem contar que caráter vai definir se é homem ou não, e não se ele é mais másculo que o outro.

 É ridículo o fato de estarmos discutindo sobre isso ainda. É um assunto que deveria ter sido entendido e finalizado há muito tempo. Isso porque o foco do post é a música, imaginem assuntos mais sérios e graves que assombram a nossa sociedade? Vivemos em um mundo globalizado, não dá mais pra viver dentro da própria caixinha e achar que a Verdade só existe nela. Precisamos sair da caixa, do contrário viveremos para sempre na ilusão de que o que eu sou e o que eu tenho é a única Verdade existente no Universo. O mundo está um caos justamente por isso.

  Só aceito comentários "É tipo Menudo!". Brincadeiras à parte, mas pra todas as pessoas mais velhas que eu mostrei o Kpop, sem exceção, disseram que os grupos pareciam os Menudo e eu ri demais! Hahahah... Como diriam os Menudo, "não se reprima" e vão conhecer culturas diferentes, pessoas diferentes e músicas novas! Com isso, finalizo o post com os videos das músicas coreanas mais votadas de 2016, tanto os boy groups quanto as girlgroups - sugestões pra quem nunca ouviu e caiu aqui de paraquedas. Vamos amar mais e odiar menos, que tal?

 




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------









~




Facebook: Giovana Barile
Instagram: @ayammegina
Twitter: @ayammegina
Snapchat/Snow: giovanabarile




~








2 comentários:

  1. Gente, eu amo o blog de vocês!Trabalho maravilhoso que vocês fazem, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio! Agradecemos muito o seu carinho e seja sempre bem-vindo(a)! Um grande beijo ;*

      ~ Gina <3

      Excluir