sábado, 3 de dezembro de 2016

CURIOSIDADES: JAPÃO NATALINO - COMO É COMEMORADO O NATAL NO JAPÃO!




Konichiwa Brazzangs,


Estamos em clima de " Já chegou Dezembro?"  sim coleguinhas, já estamos no final do ano é muitas pessoas  estão trocando seus presentes por ingressos pro 24K e BTS!  E falando de presente e final de ano, você sabe como é o Natal no Japão?


Como o Natal chegou no Japão



Foi no século XVI, com a chegada dos portugueses e espanhóis ao Japão que o catolicismo foi introduzido ao país, mas o natal só chegou em 1980 para os japoneses devido ao apelo comercial. Apesar dessa interferência dos ocidentais na cultura japonesa, hoje em dia a maioria da população japonesa e composta por budistas ou xintoístas,  faz dos  católicos uma  minoria.


Novembro Natalino


 Assim que o mês de Novembro chega  as ruas, lojas, restaurantes e pontos turísticos recebem uma decoração especial cheia de luzes, enfeites, cheia de tudo o que possa lembrar o Natal. Além da iluminação noturnas nas ruas e  parques!






Frango Frito e Bolo no Natal


 Nós brasileiros  tiramos a noite de Natal para festejar ao lado da  família e amigos, com aquela mesa cheia de comidas como rabanada, a famosa farofa com uva passas ( odeio) e aquele enorme Chester assado, sem esquecer do Peru de natal neah!
 Mas a maioria das famílias japonesas celebram o natal com Frango Frito e um tradicional bolo morangos com creme.







Dia dos namorados ou Natal?


Os jovens japoneses preferem comemorar esse dia a dois,  quase como um " Dia dos namorados " fora de época!  Mas de onde eles tiraram essa ideia? Foi na década de 80, nessa época os japoneses tinham um grande  poder aquisitivo  fazendo com que o comércio aposta-se em uma grande campanha de marketing associando o natal ao "amor"  dando um conceito mais romântico ao feriado,  focando mais no público jovem. 



Em 1984 a música " Last Christmas" do grupo  inglês " Wham!" embalou o natal de muitos casais pelo mundo,  e no Japão não foi diferente, a canção reforçou ainda mais a ideia de romantismo no natal.


 Devido ao grande sucesso desta música, o grupo japonês  "Exile"  lançou a versão japonesa de "Last Christmas".


Exile -Last Christmas 

Depois de toda essa repercussão o natal passou a ser comemorado de forma diferente pelos jovens casais.  No dia 24 de Dezembro, os casais apaixonados começam a noite com um passeio romântico ou um jantar, sem esquecer a famosa troca de presente e normalmente a noite termina em um  Hotel do Amor, conhecido também como Rabuho /ラブホ  , onde os casais podem ter mais " privacidade"! 
Esses hotéis são tão famosos que não é difícil encontra-los, existe até um Rabuho com o tema natalino. A procura desses locais são maiores na época do natal, é bem comum que  a maioria faça reserva antecipadamente. 









Apesar da forma que é comemorado o Natal no Japão, uma coisa temos em comum, comemoramos com aqueles que amamos! 


Próxima semana vocês vão saber como é  comemorado o natal na Coreia do Sul! Não percam! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário