sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CURIOSIDADE: ETIQUETA JAPONESA {NA MESA}

Por Gina





 Olá, Brazzangs! Semana passada fiz uma matéria falando sobre algumas curiosidades da culinária japonesa. Em detrimento deste post, hoje falarei sobre modos à mesa, segundo a tradição japonesa. Boa leitura!

 Ao início da refeição, se diz "Itadakimasu" (equivalente ao nosso "bom apetite") e, ao terminar, se diz "Gochiso Sama" (equivalente ao nosso "estou satisfeito"). Normalmente, não são usados talheres ocidentais, preferindo-se os pauzinhos, mais conhecidos como "Háshi" ou "Oháshi"*

*Vale ressaltar que a palavra "Háshi" é pronunciada de maneira errada no Brasil. Infelizmente, a maioria fala "Hashí" que, em japonês, significa "ponte".

 Háshi                                         Hashí


 A tigela de arroz é colocada à esquerda e a de sopa à direita do comensal. Os "Oháshi" são colocados em frente a elas, na horizontal. Deve-se segurá-los com a mão direita. Como se come segurando as tigelas de arroz ou sopa, usa-se a mão esquerda para esta finalidade. É costume beber a sopa diretamente da tigela, juntamente com o auxílio dos "Háshi" para comer os componentes sólidos que restarem da mesma. Em pratos coletivos, haverá talheres ou "Oháshi" para cada prato.

 Em pausas, deve-se deixar os pauzinhos em cima da tigela na horizontal ou sobre o "Okibashi" (descanso de "Háshi"). Não é aceitável deixá-los cruzados ou espetados. Somente são espetados verticalmente numa tigela de arroz em cerimônias fúnebres budistas. Não passe comida para outra pessoa com seus palitos pela mesma razão citada anteriormente.

 Diferentemente dos Ocidentais, os japoneses costumam fazer ruídos de sucção ao tomarem sopa, como demonstração de polidez à mesa. 

 Num "Nomikai" (happy hour com colegas de trabalho ou amigos em um bar à japonesa ou "Izakaya"), você deve encher, ou reencher, os copos das pessoas ao seu redor. E elas devem fazer o mesmo para você. Se quiser encher seu copo, comece servindo os outros, servindo-se por último. Caso não queira mais beber, não esvazie seu copo.

 Em restaurantes, antes de se servir, é oferecido um "Oshibori" (toalhinha úmida quente para limpar as mãos). É falta de educação limpar outras partes além da mão, como o rosto ou o pescoço.


 Confira dicas de etiquetas para brasileiros no Japão aqui.


--------------------------------------------------------------------------------------------





~




Facebook: Giovana Barile
Instagram: @ginabarile
Kiwi: @ginabarile
Twitter: @gigibarile
Tumblr: ayammegina
Anime Spirit: Gina_Ayamme
Snapchat: giovanabarile




~






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário